No mês de volta às aulas, a grande preocupação dos pais é comprar material escolar e uniforme. Mas, é preciso ficar atento para mais uma questão: os problemas de visão, por isso, levem a criançada pra fazer aquele check-up. O começo do ano letivo é uma época ótima para mudanças de velhos hábitos e início de novos cuidados com o corpo e o bem-estar físico. Isso inclui a saúde da visão!
Por que cuidar da visão dos pequenos?
As estatísticas são assustadoras! Segundo o Ministério da Educação (MEC), 23 % dos casos de evasão escolar são ocasionados justamente pela dificuldade que os alunos têm de enxergar. As principais doenças oculares são: miopia, estrabismo, astigmatismo e hipermetropia. A prevenção desses problemas e o tratamento adequado dos mesmos (caso apareçam) é fundamental para o bem-estar físico, psicológico e social.
Quando algo não vai bem...
A primeira medida que você deve adotar é ficar literalmente de olho bem vivo nos sinais. Preste atenção no rendimento escolar do seu filho e acompanhe seu desempenho. Se reclamar que o olho arde com frequência, tiver dificuldade de enxergar as informações contidas no quadro ou ficar com a vista cansada e embaçada ao ler livros e revistas, certamente há algo errado com sua visão. O ideal, nesse caso, é procurar ajuda oftalmológica.
Alguns dos sintomas para ficar ligado se as crianças estão apresentando problemas com a visão são:
– Dificuldade em reconhecer objetos comuns;
– Desinteresse por atividades que geralmente gosta;
– Criança “apertando” os olhos para enxergar;
– Mudança de lugar na sala de aula para ver melhor;
– Dores de cabeça frequentes.
Caso seja necessário o uso de óculos, para ajudar as crianças a se adaptarem ao seu uso é importante que elas façam parte do processo de escolha das armações (que devem ser resistentes e maleáveis, como acetato, silicone ou nylon).
É muito importante também que os óculos estejam confortáveis no nariz, nas orelhas e nas bochechas da criança!
Lentes fotossensíveis, como Transitions, ajudam a aumentar o conforto visual e a deixar os olhos protegidos tanto dos raios UVA/UVB quanto da famosa luz azul nociva emitidas pelos computadores, tablets, televisores, celulares e principalmente pelo sol.
Evite o uso prolongado de computadores, tablets, celulares e videogames a fim de evitar a fadiga visual.
Qualquer dúvida é só passar aqui no #CasarãodoÓculos
Boa volta às aulas!
Comments